quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O que é idolatria?
 


Idolatria: Adoração de ídolos, amor excessivo, paixão exagerada.
Adorar: Honrar, render culto, amar extremosamente
Venerar: Render culto
Veneração: Adoração

*Note que Adorar e venerar tem o mesmo significado, "render culto". Conclui-se que adorar é a mesma coisa que venerar.

Palavras retiradas do dicionário Aurélio.

Idolatria é uma adoração a ídolos, como deuses, santos, anjos , pessoas ou até bens materiais. A idolatria é, normalmente, um amor excessivo. Cuidados exagerados. A idolatria pode até mesmo ser uma simples filosofia, de vida ou costume, onde o único destino, possível, é o inferno.
Hoje em dia, milhares e milhares de pessoas adoram, veneram, amam, glorificam, idolatram, dão reverência e respeitam imagens de santos e anjos, objetos e até mesmo outras pessoas. Não só colocam como mediadores entre Deus e os homens como também  protetores pessoais.
            Eu retirei do dicionário as palavras adorar e venerar por um motivo simples. Quando eu digo que não se deve adorar santos, as pessoas dizem que não adoram, mas sim veneram. Eu aqui , quis aclarar que o significado de venerar e adorar , é exatamente o mesmo. Com isso, reafirmo que , quem venera, esta idolatrando.



















2 Imagens
2.1 A verdade.
 


            A verdade é que não devemos venerar qualquer tipo de escultura, imagem, fotos ou medalhas de qualquer tipo que representem pessoas que passaram pela Terra.
            Você acredita que a Bíblia é a palavra de Deus? Veja o que ela diz e confira na sua Bíblia:

            "Não farás para ti imagens esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem a servirás porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquinidade dos pais nos filhos até a terceira e Quarta geração  daqueles que me aborrecem.
Êxodo 20.4,5
           
O versículo acima é o primeiro dos dez mandamentos. Deus condena as imagens esculpidas e a reverência a elas. Encurvar-se, a estas, é um ato de veneração, pois está rendendo culto, adorando.

"Não façais ídolos para vós, nem levanteis imagem esculpida para vós, nem coloqueis coluna de pedra com figuras em vossa terra, para vós inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus."
Levítico 26.1

            Irmão, você já viu aquela imagem dentro de uma casinha de madeira ou de pedra dentro de lojas, casas ou até mesmo no metrô? As pessoas param para inclinar-se no ato de reverenciar ou até esticam suas mãos em direção a imagem e fazem uma reza? Deus condena isso, veja porque:
            O homem é a criatura e Deus, o criador. Veja:

"E o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida; e o homem se formou alma."
Gênesis 2.7

Todos nós fazemos obras na terra, sejam elas boas ou ruins. Quando uma pessoa faz boas obras, ela é reconhecida, mas infelizmente chega ao ponto de ser idolatrada e transformada em "santo". E após a morte, sendo transformado em imagem de veneração, ganhando uma imagem, uma estátua. Isso é um ato de adorar a criatura. Alguém que viveu na Terra e fez suas obras.

"Trocaram a verdade de Deus por mentira e adoraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente. Amém."
Romanos 1.25
           
É um absurdo o homem adorar outro homem, ou seja, uma criatura adorar outra criatura.
2.2 Era uma vez...

            Certa vez, em uma cidade idólatra, que baseava-se em costumes de uma igreja tradicional, onde o povo venerava imagens que nada por eles faziam, e que uma igreja evangélica abriu suas portas para mostrar o verdadeiro Deus vivo e a salvação individual. Apesar de pregar apenas a verdadeira palavra de Deus, andava vazia pois, o povo entendia que seus antigos "costumes" eram ideais para suas vidas.
            O pastor desta igreja evangélica, por ter plena certeza no poder de Deus, perseverou com jejuns, orações e clamores fervorosos para que o Senhor mostrasse o caminho a ele, até que a luz da sabedoria veio à sua mente e o pastor comprou um cachorro todo de gesso e colocou-o na porta da igreja. Acompanhou diariamente a reação do povo que nada entendia.
            Passado alguns dias um homem que passava, olhou para o cachorro , não se conteve de curiosidade e foi perguntar:
- Pastor, porque este cachorro de gesso está aí?
O pastor disse:
- É para proteger a igreja!
O homem riu e disse: 
- Mas isso não protege de nada! Um cachorro de gesso não late muito menos morde! Isso não protege ninguém.
O pastor respondeu:
- É assim com as imagens que você venera lá na outra igreja. Tem boca mas não fala, tem nariz mas não cheira, tem olhos mas não vêem.
O homem viu que o pastor tinha razão, entrou na igreja para venerar somente a Deus e a mais ninguém.
Repare que quem venera imagens fica cego como as mesmas. Assim como está escrito: "Aqueles que os fazem sejam semelhantes a eles, e todos os que neles confiam." São todos cegos porque não querem ler a verdade e surdos porque quando alguém fala a verdade, eles fecham os ouvidos e defendem a imagem com a própria vida.

"Tem boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz mas não cheiram; Têm mãos, mas não sentem; têm pés, mas não andam; não podem emitir som de sua garganta. Aqueles que os fazem sejam semelhantes a eles, e todos os que neles confiam."
Salmos 115.5, 6, 7, 8 e 9


2.3 A imagem de Deus.

            Se Deus quisesse que o povo fizesse uma imagem, ele teria uma boa oportunidade.

"E quando eu tirar a mão, me verás pelas costas, porém minha face não é visível."
Êxodo 33.23

            Deus aparece com toda a sua glória aqui na terra somente para Moisés, porém a face de Deus não pode ser vista por ele e nem por nós porque somos pecadores.

            "Não pode ver minha face, porque nenhum homem pode me ver e continuar vivo"
Êxodo 33.20

Infelizmente o homem tem medo de amar o que não vê. Quer saber como é a aparência de Deus?

"E no meio dos candelabros, alguém semelhante a um filho de homem, com vestes longas até aos pés e cingido ao redor do peito com um cinto de ouro. Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã branca, como a neve; seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o latão reluzente, que fora refinado numa fornalha; e sua voz era como som de muitas águas."

Apocalipse 1.13, 14 e 15

Deus não quer ser idolatrado ou venerado como é uma imagem, e sim amado, não da boca pra fora, mas com um amor verdadeiro.

"Deus é Espírito; e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade"
João 4.24

            Como está escrito acima, devemos adorar apenas ao nosso Deus, o Deus vivo.


2.4 Mediadores.

            Os "santos" não são mediadores entre Deus o homem.

            "Pois há um só mediador entre Deus e os homens: um só homem Jesus Cristo"
1 Timóteo 2.5

            Irmão, se você acredita em santos ou anjos, e possui imagens espalhadas em sua casa, ou fotos, e não se considera um idólatra e fica revoltado quando alguém é contra a sua fé? Responda: Quem são os idólatras citados na Bíblia?
            Ame a Deus, não ame as imagens (estátuas) de quem fez boas obras e já está morto em carne e enterrado (ou cremado). Pois quem morreu, não importa as boas obras, não há comunicação daqui com os mortos.
O evangelho é apenas um, não existe outro, nem duas interpretações. Então interprete-o de acordo com a verdade. Ore antes de ler a Bíblia. Peça ao Espírito Santo direção e sabedoria.

"Mas ainda que um anjo do céu vos anunciasse outro evangelho além do que o que eu já vos tenho anunciado, seja maldito."
Gálatas 1.8

            Quando o Sr. Jesus veio a Terra, Ele veio trazer o plano da salvação, que é a coisa mais maravilhosa que podemos temos.
           
"Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos"
Atos 4.12

            Teremos a salvação se entregarmos nossa vida apenas ao Sr. Jesus. Não há salvação na Maria, no Antônio, no Pedro em ninguém! Só no Sr. Jesus. Assim como está escrito acima. Não há salvação em nenhum outro!


2.5 O pai da igreja.

"Tendo, portanto, a Jesus, o Filho de Deus, como grande Sumo sacerdote que penetrou nos céus, conservamos firmes a fé que professamos. Porque não temos um Sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, um que passou por todo tipo de tentação, mas sem pecado."
Hebreus 4.14 e 15

Como diz acima, não devemos ter outro Sumo sacerdote como papa ou o bispo. O Sumo sacerdote é o Sr. Jesus. Não existe ninguém além dele, com as capacidades dele para ficar nesta posição. Ele é o Pai da Igreja e qualquer que vier com a história que existe mãe da igreja, prove na Bíblia. O Sr. Jesus foi o único a pisar nesta terra sem pecar, nem fisicamente nem em pensamentos. Ele é a nossa salvação.


2.6 Quem deve ser venerado?

"Pelo que Deus exaltou grandemente, e lhe deu nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai."
Filipenses 2.9, 10 e 11
Somente o Sr. Jesus deve ser adorado, venerado e amado em Espírito. Somente a Ele deve se dar reverência, encurvar-se, dobrar os joelhos e dar culto. Lembre-se desse nome, Sr. Jesus.


2.7 A misericórdia de Deus


            Em seis dias eu criei os céus, a terra, separei as águas da terra firme, criei o sol, a lua e as estrelas. Tudo eu fiz em seis dias com o poder da minha palavra. Mas a minha obra não estava completa, dediquei um dia inteiro para a minha obra prima. Da mesma terra que eu criei com a minha palavra, com as minhas próprias mãos moldei a ti, que era apenas pó, espalhado terra, mas eu lhe dei uma alma. Nas suas narinas soprei o fôlego da vida. Minha obra  estava completa. Fiz-te com vontades próprias, não como os anjos dos céus que o único direito que eles têm é de louvar de uma mesma maneira, mas  não, tu és um ser pensante. Criei a ti para pensar em como me louvar. Terei louvores diferentes, louvores criativos da minha própria criação. Criei você  para o meu louvor.
            Não trabalhaste, não estocaste alimentos, vivestes assim, como as aves do céu, sem ansiedade com o que há de comer. Criei a ti para explorar as terras, governar sobre os animais e dar glórias a mim. Mas fiz a ti um  ser com vontade própria,  infelizmente escutaste a voz de satanás. Criatura ingrata, desobedeceu-me. Devia ter escutado apenas a mim, o seu criador. Arrependo de tê-lo criado.  Mas não, tu fostes a minha maior criação, eu ainda a amo, tu fostes a criação mais bela que já fiz em toda a minha eternidade.
            Livrei dos teus pecados, meu Santo Espírito flui em ti dando-lhe dons, planejei cuidadosamente tua salvação para estar de volta ao meu lado. mas para isso eu tive que sacrificar meu único filho. E tu continua ingrato comigo. Tão ingrato que em vez de adorar apenas a mim, o teu criador, adora teus irmão, que também criei. Irmãos teus que só obras fizeram, mas não me amaram verdadeiramente. Tentei falar-lhes várias vezes isso. Enviei outros de teus irmãos, mas estes que tu adoraste em imagens ignoraram-me. Infelizmente foram jogados para o inferno. Eles não me escutaram. É este destino que tu queres?
            Hoje eu envio constantemente outras das minhas criaturas, irmãos teus que entregaram a própria vida para me servir. Eu os envio para falar-lhe o que deve e o que não deve. Mas tu não ouve a voz dos meus servos. Permiti que homens falassem a ti através de jornais,  rádios e televisões, mas nem chance tu me deste. Por que, minha criação? Porque tu ainda adoraste outros deuses? Somente Eu criei a ti, somente eu sou digno de louvor. Sempre te mostrei a verdade, tu nunca quis ouvi-la. Hoje choro porque tu irás para o inferno junto com outros que adoravam outros deuses. Tu não és digno de mim. Mas eu ainda o amo e tenho esperança que me ames também. Quando tu ouvires a minha voz e conhecer a verdade, eu nem deveria te perdoar. Olha quantas injustiças tu fizeste comigo! Mas eu te perdoarei porque a minha misericórdia é grande. Tão grande que quando tu reconheceres teus pecados, eu deixarei a minha ira e irei correndo abraça-lo. Eu amo a ti meu filho.
3 - Maria, Mãe de Sr. Jesus.


3.1 - Quem foi Maria?

"E o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, desposada por José, antes de coabitarem, aconteceu que ela ficou grávida do Espírito Santo. "
Mateus 1.18

Maria foi usada por Deus para dar a luz ao Sr. Jesus Cristo, o filho de Deus.
Deus escolheu  Maria porque ela tinha o coração puro, ela temia a Deus e era reta nos caminhos do Senhor.

"Ela dará à luz um filho e o chamarás de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados."
Mateus 1.21

A missão de Maria era de se engravidar do Espírito Santo e dar a luz ao Sr. Jesus. A missão dela encerra por aí. E a missão mais importante é a do Sr. Jesus, de nos salvar dos nossos pecados.
Não há motivo Maria ser venerada quando o personagem principal é o Sr. Jesus. Só não entende quem realmente não quer.


3.2 - Bendita entre as mulheres.

Maria foi uma mulher muito especial porque:

"Bendita és entre as mulheres, e bendita é o fruto de teu ventre"
Lucas 1.42

Muitas das mulheres gostariam de ter sido a mãe geradora do Sr. Jesus. Isso seria uma honra. Maria na sua felicidade, com o Salvador em seu ventre cantou de alegria por ter sido dentre muitas das mulheres a escolhida por Deus. Um trecho do cântico diz assim:

"Pois atentou para a humildade da sua serva, de agora em diante, todas as gerações me chamarão de Bem-aventurada."
Lucas 1.48

Bem-aventurada quer dizer, mulher feliz. Todas as gerações até o final dos tempos dirão que Maria foi uma mulher feliz.
Tudo bem, Maria foi uma mulher feliz, será lembrada por ter dado a luz a Sr. Jesus, mas não ao ponto de ser idolatrada, venerada ou cultuada dentro da igreja!
Irmão, tira a venda dos teus olhos e enxerga! O personagem principal é o Sr. Jesus. Quem deve ser venerado, honrado e adorado é o Sr. Jesus. Foi Ele quem nos salvou dos nossos pecados, Maria não tem mais nada haver com a história.


3.3 - A virgindade de Maria.

            "José, filho de Davi, não temas em receber Maria, como tua esposa, porque o que dela nascer é do Espírito Santo."
Mateus 1.20

            Maria quando ficou grávida do Espírito Santo ela era virgem. José só podia coabitar com Maria depois que o Sr. Jesus nascesse. Mas Maria não morreu virgem como dizem. Após o nascimento de Sr. Jesus ela coabitou com José perdendo assim sua virgindade.

"E José, despertando do sono, fez como o anjo de Senhor lhe ordenou e a recebeu como sua mulher."
Mateus 1.24

            Convenhamos, quando você se casa com alguém e a recebe como esposa/marido, você coabita com esta pessoa, assim deixando de ser virgem.  Como está escrito, José recebeu Maria como esposa, formaram uma família e tiveram outros filhos.

O Sr. Jesus em um de seus sermões foi visitado por Maria e seus outros filhos.

"Falando ele ainda à multidão, sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora procurando falar-lhe."
Mateus 12.46

O Sr. Jesus teve irmãos, gerado por Maria.  A Bíblia não se aprofunda mais nos irmãos dEle, filhos da Maria, porque não há muita importância. A importância da Bíblia é o Evangelho.
           
            Existem três tipos de irmãos: O genético, por consideração e irmão da fé.
           
            O irmão genético é aquele filho da mesma mãe e/ou mesmo pai.
            O irmão por consideração, ou adotivo, é aquele que por amizade, deixa de ser amigo para ser irmão de consideração devido a intimidade.
            Irmão da mesma fé é aqueles que seguem a mesma doutrina. Assim como os Cristãos, são todos irmãos por causa do mesmo Pai, o mesmo Deus vivo.

            Quando o Sr. Jesus falava com a multidão, Ele falava para os irmãos da fé, aqueles que largaram tudo para segui-lo. O irmão citado no versículo acima quer dizer os irmão do Sr. Jesus, os filhos de Maria! Os filhos genéticos de Maria.
             
            Os irmãos que vieram com Maria  para ver o Sr. Jesus eram os irmãos dEle, filhos legítimos de Maria e de José.

            Alguns admiradores pasmos com a sabedoria do Sr. Jesus perguntaram entre si:

            "Não é este o filho do carpinteiro? Não chama a sua mãe Maria, e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?"
Mateus 13.55

Após a ascensão de Sr. Jesus, os apóstolos no cenáculo estava reunidos e:

"Todos estes unânimes, perseveravam na oração com as mulheres; com Maria, mãe de Jesus e com os irmãos dele."
Atos1.14

Vale ressaltar que Maria foi mãe carnal do Sr. Jesus gerado pelo Espírito Santo, ela não é mãe de Deus como dizem. É certo que o Sr. Jesus é o próprio Deus encarnado na Terra, mas de forma alguma Maria recebeu o título de Maria a mãe de Deus. Isso é errado. Caso você entenda que Maria é mãe de Deus, prove dentro da Bíblia com versículos. 


3.4 O mandamento de Maria.

Em um casamento, no dia do milagre da transformação da água para vinho, Maria disse assim:

"Ela disse aos que serviam: Fazei tudo o que ele vos disser."
João 2.5

A própria Maria disse para fazermos tudo o que o Sr. Jesus disser. Ela mesma não tem autoridade. Ela não tinha nem autoridade como mãe para com Ele. Ela amava o Sr. Jesus como mãe, mas Ele em momento algum a chama de mãe. O Sr. Jesus sempre amou Maria como um alma.






4 Outras idolatrias.

4.1 Os tipos.

A idolatria não se redime apenas a deuses. Outros tipos de idolatria pode ser com pessoas, músicas, objetos e etc. Mas saiba que qualquer tipo de idolatria sem ser ao próprio Deus vivo, o Todo Poderoso criador do Céu e da Terra, é uma adoração ao Diabo.


4.2 O show maligno.

            Um exemplo de adoração é um grupo que toca música pesada, que matam (até mesmo com os próprios dentes) uma galinha (ou outros animais) no palco e bebem seu sangue. Depois o que bebeu seu sangue passa mal no palco e vomita em cima da platéia, ficando vários deles sujos. E o público delira. E no final, o guitarrista quebra a sua guitarra, quebra as caixas de som e joga em cima do público.

            Analisando esse fato. A galinha sendo morta e seu sangue é uma forma de sacrifício para o aparecimento do demônio.

            O vômito em cima da platéia é um batismo satânico.

            A guitarra sendo quebrada, e outros equipamentos é uma forma de sacrifício de agradecimento ao próprio satanás.

            Isso realmente não é satânico?  Isso acontece mesmo, não sou eu quem estou inventando. Os tipos de músicos assim geralmente são metaleiros, o chamado heavy metal. Uma apresentação dessa sempre rola drogas, sexo explícito e brigas. Com certeza isso não vem de Deus. Um ambiente desse sempre é escuro, o que atrai depressão. E de pensar que eu já freqüentei ambientes parecidos... Um ambiente desse fica óbvio a idolatria para os demônios. Mães, orem pelos seus filhos que estão no mundo.


4.3 Filosofias.

            Outro tipo de idolatria é do tipo "Não vivo sem isso" como uma filosofia de vida. Um exemplos práticos é de uma pessoa que passa em uma prova do vestibular no interior do estado que tanto queria e quando fica sabendo que é de regime interno, desiste porque quando estiver estudando, não terá tanta liberdade de escutar rádio, televisão e não poderá sair para se divertir em bares, shows ou outros eventos além do que a faculdade permite. Além do colégio não deixar fazer as coisas que a pessoa quer, também estará longe de casa, longe do ambiente que a pessoa idolatrava.
            A pessoa idolatra o ambiente em que vive e esquece seus objetivos profissionais que queria tanto. Veja o que a Palavra de Deus diz:

"Bendito sejas na cidade, e bendito sejas no campo"
Deuteronômio 28.3

Não importa onde a pessoa estiver, ela se sentirá bem e será abençoada não importando o sacrifício.


4.4 Objetos.

É o caso de possuir um bem material e não usar pra não gastar.
O mais comum entre os homens é idolatrar o carro. O rapaz faz tudo para conservar. O Cristão deve sim ter cuidado e preservar seu carro, mas não ao ponto de ser extremamente exagerado para idolatrar.
A família vai viajar e o dono do carro já diz logo: "O carro só carrega duas pessoas!" Convenhamos, o carro foi projetado para carregar quatro ou cinco pessoas e o dono diz que só pode carregar dois? Ele faz de tudo para preservar a suspensão. Quem é de Deus leva 5 mais a bagagem e não fica preocupado se vai enguiçar ou não. Lógico que quem é de Deus faz uma revisão preventiva no carro antes de viajar.
O mais absurdo da idolatria com o carro é quando vai subir uma ladeira, por menor que seja, o dono do carro manda a família toda sair e esperar fora do carro para poder subir uma ladeirinha, tudo pra não danificar, ora... suba bem devagar.
Caso você seja um tipo desse, já pensou que Deus é fiel e não vai te abandonar? Seu carro pode quebrar sim, mas tenho certeza que Deus lhe dará outro melhor. Ou você crê, ou desculpe-me mas... você não tem fé. Um grande exemplo são os dizimistas. Quando damos o dízimo, o carro não quebra, quando quebra, Deus na mesma hora dá condições para consertar ou comprar outro melhor.
Assim ocorre com videocassete, televisões e etc. A pessoa utiliza pouco para não gastar. Quando se compra alguma coisa, é para usar. Conservar com revisão preventiva, manutenção é sabedoria, mas não usar pra não gastar é idolatria.


4.5 Fãs.

Idolatrar pessoas com completa dependência como os filhos com os pais ou vice-versa. Os pais criam os filhos para o mundo e não para sim mesmo. Quando um filho nasce, você deve criá-lo para aprender a andar sozinho, para constituir uma nova família. 
O mais comum é de artistas e cantores. Um exemplo é a Xuxa. Hoje e dia, milhares de pessoas a idolatram,  viajam quilômetros de distância para ir no programa dela.
Este tipo de idolatria pode prejudicar seriamente uma família. É o caso que uma pessoa idolatra um artista, compra discos, CDs, vídeos, e briga com o próprio cônjuge para satisfazer seus desejos pessoais de idolatria. Em um momento desse de satisfazer sua vontade pessoal a pessoa sai do espírito e pode perder a salvação. Tudo em questão de segundos se Sr. Jesus voltasse naquele instante.
A idolatria mais comum hoje entre a sociedade é a do próprio corpo. Horas dentro de uma academia para expor seu corpo em uma praia para servir de objeto de adoração. Este tipo de idolatria é um convite à prostituição.

Idolatrar a si mesmo também é um problema sério. Olhar-se no espelho, dizer a si mesmo e aos outros que é o melhor, o maior e o único é idolatria. Idolatrar a si mesmo é pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário